matemática financeira - matemática financeira

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

MONTANTE:CONCEITO E EXEMPLOS



                           Montante

 

Montante (também conhecido como valor acumulado) é a soma do Capital Inicial com o juro produzido em determinado tempo. Para se chegar a essa conclusão através de uma relação direta pode se fazer uso do seguinte:
P = C + ( tiC)
onde,
P = Montante
C = Capital
t = tempo de investimento
i = taxa de juro
Observações: Perceba que se a taxa de juros for mensal o tempo deverá ser descrito em meses, e assim por diante, os dois devem estar na mesma unidade de tempo.
Além disso outra informação muito importante e que as vezes passa por despercebido é o a taxa de juros (i) deve estar em forma decimal e não em percentual.


Exemplo:
Um Capital (C) de R$20.000 é aplicado durante o período (t) de 6 meses a uma taxa de juros (i) de 10% ao mês, qual o montante ao final do período de investimento?
P = C + ( t • i • C ) =>
P = 20000 + ( 0,10 • 6 • 20000 ) =>
P = 20000 + ( 12000 ) =>
P = 32000
Por tanto, o montante será de R$32.000

Perceba que dessa relação que definimos podemos ainda definir o que seria somente o valor ganho no período, basta retirarmos o Capital (C) da adição, assim ficaria:
G = tiC
onde,
G = Ganho no Período
t = tempo de investimento
i = taxa de juros
C = Capital Investido  Capital
     O Capital é o valor aplicado através de alguma operação financeira. Também conhecido como: Principal, Valor Atual, Valor Presente ou Valor Aplicado. Em inglês usa-se Present Value (indicado pela tecla PV nas calculadoras financeiras).

Nenhum comentário:

Postar um comentário